É o mais imponente Audi de sempre, para já ainda só como protótipo mas antecipando um novo elemento da família "Q" – letra que, na marca de Ingolstadt, designa os SUV –, a lançar no próximo ano: o Q8 Concept impressiona não só pelo "arcaboiço", mas também pela agressividade das suas linhas e deixa grandes promessas de sucesso para a versão de produção. Que, como aqui mostrámos, até já está na fase de testes dinâmicos.
Confirmou-se tudo o que, então, avançámos relativamente à nova linha que a Audi quer implementar na dianteira dos seus grandes SUV, nomeadamente a grelha "space frame" em formato octogonal (e não hexagonal como nos restantes modelos) e as enormes entradas de ar. Isto porque pode tirar partido das ópticas dianteiras muito finas por recorrerem às tecnologias LED para as luzes diurnas e Matrix laser para os médios e máximos, uma técnica que consegue projectar até um milhão de pixéis para a estrada!
Na traseira, além do vidro bastante inclinado como… num "coupé", destaque para as ópticas em LED que atravessam todo o carro. A sua montagem sobre um painel negro, a ligar os pilares C é uma homenagem ao célebre Audi Quattro que iniciou uma nova era no Mundial de Ralis.
A bateria de iões de lítio, alojada na parte de trás do carro, tem 17,9 kWh de capacidade e pode ser recarregada em duas horas e meia. A Audi anuncia que, com o depósito cheio e a bateria carregada, a autonomia do Q8 pode atingir os mil quilómetros, de acordo com um consumo médio anunciado de 2,3 l/100 km. Isto, obviamente, desde que faça os primeiros 60 km em modo eléctrico, sem gastar gasolina…
Na apresentação do Q8 Concept, a Audi conseguiu surpreender com as novidades incluídas no seu interior. Já se sabia que iria ter uma versão mais avançada do Audi Virtual Cockpit que, mantendo o ecrã de 12,3 polegadas, tem melhor resolução e novos grafismos.
A reacção que o Q8 Concept teve em Detroit terá, certamente, encorajado a Audi a acelerar o desenvolvimento deste seu SUV-quase-coupé. Que se espera que chegue ao mercado em 2018, devendo ser produzido na fábrica de Bratislava (Eslováquia), ao lado do "irmão" Q7 e, diz-se, das futuras gerações dos VW Touareg e Porsche Cayenne.